terça-feira, janeiro 27, 2009

Por Filipa


Júpiter é o maior planeta e o quinto a partir do Sol. Ele é a terceira maior mancha no céu, atrás do Sol e de Vénus. Júpiter é composto quase em sua totalidade por gás, o que significa que não tem uma superfície sólida como a da Terra. Por seu vasto tamanho, o planeta recebeu o nome do rei dos deuses romanos. Júpiter é maior que o dobro de todos os outros planetas juntos.
Esse grande planeta tem 63 luas (na última contagem), mais do que qualquer outro. As quatro maiores luas são Io, Europa, Ganímedes e Calisto. Essas quatro luas estão entre as primeiras coisas que Galileu viu com seu pequeno telescópio (em 1610). Considerando seu tamanho, Júpiter gira em uma velocidade surpreendente, completando uma volta a cada 9,8 horas. Júpiter demora 11,86 anos da Terra para completar uma volta em torno do Sol. Os cientistas acreditam que vida na forma que conhecemos não possa existir lá. A temperatura é muito fria e a superfície desse planeta gigantesco é um oceano de hidrogênio líquido que pode ter 16.000 km de profundidade. Se Júpiter fosse oco, mais de 1.300 Terras caberiam dentro dele.
Informações sobre Júpiter
Diâmetro: 142.984 km
Distância média do Sol: 778.412.020 km (5,203 UA)
Luas: pelo menos 63
Composição: pequeno núcleo rochoso coberto por gás
Observando Júpiter, mesmo que por um telescópio pequeno, é fácil ver que sua superfície é dividida entre faixas de cores claras e escuras. As faixas não são apenas de cores diferentes, mas algumas se movem mais rapidamente do que outras, e elas se movem em direções opostas. Isso torna a camada externa desse planeta um lugar muito turbulento. Redemoinhos de cor passam pelo planeta como tempestades com trovões aqui na Terra. A "tempestade" mais famosa é a Grande Mancha Vermelha. Essa tempestade é grande o suficiente para comportar mais de duas Terras e é visível do nosso planeta há mais de 300 anos. A Grande Mancha Vermelha é na verdade uma tempestade muito grande e muito violenta.

Sem comentários: