domingo, fevereiro 15, 2009

VISITA AO OCEANÁRIO DE LISBOA (por Raquel)

VISITA AO OCEANÁRIO DE LISBOA


Eu, os meus pais e os meus irmãos, a caminho do Oceanário passámos por vários vulcões artificiais de água. Eram bonitos quando ocorria a erupção.
O Oceanário está rodeado de água.
E qual não foi a minha surpresa ao encontrar uma personagem bem nossa conhecida: o Luzinhas o nosso amiguinho!
Já no interior do Oceanário começámos a visita pelo oceano Atlântico, vimos cardumes de vários peixes e raias ou seja as rainhas do oceanário. Eram grandes e majestosas, mas com ar de convencidas.
Os tubarões não eram muito grandes e tinham um ar bondoso, alguns até estavam quietinhos e pareciam de borracha.
Continuando a visita, entrámos no oceano Antárctico e aí vimos os pinguins. Que bonitos! Alguns estavam em cima das rochas e outros na água, talvez à procura de peixe para os filhotes?
Esta parte era a mais fria do Oceanário.
Num cartaz encontrava-se escrito: “Das 17 espécies de pinguins existentes, 10 encontram-se em risco.”
Lá também se podiam ler as 10 acções que podem salvar os pinguins:
Se vissem os corais são indescritíveis!!!!!
A floresta tropical é húmida, passeei no seu interior e vi muitos pássaros e plantas com orvalho.
Bem, durante toda a visita ouviam-se sons do mar.
No Oceano Índico os peixes eram pequenos mas muito bonitos! As cores eram alegres e variadas. Não existiam cores neutras, foram todas para os outros oceanos.
Não encontrámos golfinhos nem baleias. Mas as baleias devem ser muito grandes para estarem num oceanário e também devem comer muito!
Áh! Não me posso esquecer das lontras a dormir de costas, à superfície da água. Que fofinhas!
Também vimos, as estrelas-do-mar que se assemelhavam aos dedos das nossas mãos e um enorme polvo que parecia querer abraçar o aquário.
O tempo acabou e tivemos de ir para o Museu do Oriente.
O peixe mais estranho que vimos foi o peixe-lua que tem a forma de uma rocha.
Na saída não podemos evitar a loja das recordações, não é? A minha mãe comprou-me um pinguim de peluche e um urso para o meu irmão mais novo.

No Museu do Oriente vimos muitas máscaras e Deuses do Oriente.
Mas sobre ele vou falar para a próxima vez.

Raquel Marinho

Sem comentários: