sábado, janeiro 24, 2009

ASTROS (RAKE)- pesquisa





O Universo
No Espaço, além do planeta que habitamos - a Terra - existem milhões de astros.
Já observaste bem o céu à noite? Que pontinhos cintilantes serão aqueles que brilham lá no alto?
Esses pontinhos brilhantes são as estrelas. Mas no Universo não existem só estrelas. Também há os planetas, os cometas, os asteróides...
As estrelas têm luz própria (por exemplo, o Sol) enquanto que os planetas não possuem luz própria, por isso não os consegues ver. Os planetas recebem luz das estrelas - por exemplo, o planeta Terra recebe luz da estrela que está mais próxima - o Sol.
A Lua é um planeta satélite da Terra, pois gira à volta da Terra.
A Lua capta a luz do Sol e reflecte-a para a Terra, dando lugar ao que chamamos luar. Por esse motivo, às vezes podemos vê-la, toda ou na sua maior parte, captando a luz do Sol, mas, outras vezes, só podemos ver pouco ou nada.

FASES DA LUA:

  • QUARTO MINGUANTE

O Quarto Minguante aparece quando só metade da Lua é visível, cerca de uma semana após a Lua Cheia.


  • LUA CHEIA

A Lua Cheia parece perfeitamente redonda porque podemos ver um lado inteiro dela, iluminado pela luz solar.


  • LUA NOVA

Nesta fase, quando a Lua está entre o Sol e a Terra, ela fica na sua maior parte, ou completamente, invisível para nós.


  • QUARTO CRESCENTE

O crescimento, ou Quarto Crescente da Lua, é o rebordo do lado direito da Lua. Aparece cerca de três dias após a Lua Nova.
A Lua é mentirosa.
Quando está em forma de C, está a diminuir (a minguar - minguante) e não a crescer.
Quando está em forma de D, está a aumentar (a crescer - crescente) e não a diminuir.

Como é constituído o Sistema Solar?

O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar, é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta. Neste conjunto, estão incluídos oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, os seus 61 satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.
O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética do Sistema Solar, sendo também a estrela mais próxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais próxima do Sistema, chama-se Próxima de Centauro.
O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrómeda.
As estrelas que avistamos no céu e que, aparentemente, parecem ter o mesmo tamanho e distância da Terra, são em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente a uma galáxia. As galáxias ocupam apenas uma centésima milionésima parte do Universo conhecido, e o espaço entre elas está a aumentar. A dimensão total do Universo é completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extensão.

PLANETAS DO SISTEMA SOLAR:


  • MERCÚRIO


  • VÉNUS


  • TERRA


  • MARTE


  • JÚPITER


  • SATURNO


  • URANO


  • NEPTUNO
Qual a aparência da Terra vista do espaço exterior?
Só podemos ver uma parte muito pequenina da sua superfície e o chão, à nossa volta, é plano.
Mas, vista de muito longe, a Terra é claramente uma esfera.
As zonas azuis representam os oceanos, as zonas verdes representam os continentes e as brancas correspondem às nuvens da nossa atmosfera, ou a zonas de gelo do nosso planeta, bem como a icebergues.

O que são as sombras da Lua?

A Lua não tem uma cor uniforme, ou seja, apresenta zonas de cor mais escura e zonas de cor mais clara. Como a Terra, a Lua é constituída por mares e montanhas. Não há água nos mares da Lua, embora eles sejam praticamente planos.
Nas montanhas há muitas depressões chamadas crateras. Os astrónomos, ou seja, os cientistas que estudam os astros, pensam que essas crateras se formaram através do impacto de meteoritos sobre a Lua, ou por erupção de vulcões. As crateras são as zonas mais brilhantes. Os mares são as zonas mais escuras e que dão o aspecto de sombras na Lua.

Sem comentários: