sábado, fevereiro 28, 2009

Trabalhos realizados em grupo - Pesquisa sobre os continentes

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

PNEP- sessão de 27 de Fevereiro


Na última sessão do PNEP trabalhámos um texto informativo sobre os golfinhos muito engraçado, cujo título era "Parece que é mas não é...".
Apresentamos agora as diferentes fases da actividade:

Após a leitura do texto recolhemos, em pequenos grupos, dados relativos a cada uma das categorias apresentadas pela professora (ex: identificação do animal, classe a que pertence e justificação, características físicas, alimentação, habitat, comportamento).

Discutimos colectivamente as conclusões.

Explicação, pela professora, à turma de uma estrutura de mapeamento visual com uma unidade central (os golfinhos) da qual derivavam ideias importantes.

Preenchemos um esquema (mapa visual) fornecido pela professora com uma unidade central (os golfinhos) da qual derivavam ideias importantes (categorias previamente apresentadas).

Aqui ficam alguns dos nossos trabalhos ( PNEP - 27 de Fevereiro)

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

O nosso blogue está cada vez mais "FANTASTISPECTACULAR!!!"

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Os nossos trabalhos do Carnaval

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

É sexta-feira (profª Graça)


É sexta -feira!!!
Bom fim de semana para todos.
Boas melhoras ao Bruno! E parabéns para a "mãe" Paula por mais uma FANTÁSTICA edição do Juvenil!

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A FESTA DA BRUNA ALEXANDRA (POR FILIPA)




No dia 23 de Fevereiro de 2009 a Bruna A. fez anos e celebrou-os com uma grande festa. Quando cheguei à festa já lá estavam muitos meninos. Fui logo para o quarto da Bruna ter com as outras raparigas, brincámos até que a mãe da Bruna nos chamou para cantar os parabéns apartir daí foi só cantar .
Foi uma festa espectacular!!!!!!!!!!!!!!!!

Fui ao circo (por Filipa)

Ontem dia 25 de Fevereiro de 2009 fui ao circo chamado "Aquatico show". Lá havia tubarões e focas. Na altura das focas se exibirem fui ao palco e atirei uma bola para o focinho de uma delas. E se querem saber as focas cantaram e uma delas até tocou corneta. Os tubarões estavam dentro de um aquário com 1000l de água, um dos tubarões tinha 1,50m e o outro tinha 2,20m.Também actuaram palhaços .
Vale a pena a experiência garanto-vos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(por Filipa)


A bandeira
A bandeira da Europa além de simbolizar a União Europeia representa também a unidade e a identidade da Europa.
O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.
Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.

Hino
O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9.ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.
No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.
Em 1972, o Conselho da Europa (organismo que concebeu também a bandeira europeia) adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.
Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados?Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.

Lema
"Unida na diversidade" é o lema da União Europeia, este começou a ser usado por volta do ano 2000 e significa que os europeus estão unidos e trabalham em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas dentro da União Europeia é algo de positivo para esta.

Apresentamos agora o lema traduzido nas várias línguas (tenta ler algumas....):

Alemão - In Vielfalt geeint
Búlgaro - Единни в многообразието
Checo - Jednota v rozmanitosti
Dinamarquês - Forenet i mangfoldighed
Eslovaco - Zjednotení v rozmanitosti
Esloveno - Združeni v raznolikosti
Espanhol - Unidad en la diversidad
Estónio - Ühinenud mitmekesisuses
Filândes- Erilaisuudessaan yhdistynyt / Moninaisuudessaan yhtenäinen
Francês - Unis dans la diversité
Grego - Ενότητα στην πολυµορφία
Holandês - Eenheid in verscheidenheid
Húngaro - Egység a sokféleségben
Inglês- United in diversity
Irlandês - Aontaithe d'ainneoin na héagsúlachta
Italiano - Uniti nella diversità
Letão- Vienotība dažādībā
Lituano- Vienybė įvairialypiškume
Maltês - Fit-tiżwiq l-għaqda
Polaco - Jedność w różnorodności
Português - Unida na diversidade
Romeno- Uniţi în diversitate
Sueco - Förenade i mångfa:
Croata - Ujedinjeni u raznolikosti
Macedónio - Обединети во различноста
Turco - Çoklukta birlik

terça-feira, fevereiro 24, 2009

carnaval (por paulo)



por todo o mundo é dia de Carnaval ninguém leva a mal

Festa da Bruna Alexandra

No dia 23 de Fevereiro a Bruna fez anos.
Quando eu cheguei à casa da Bruna estavam a cantar karaoke e eu também cantei.
Quando o Jorge chegou fomos jogar Fifa 2008 e eu e o Gonçalo chegámos à final mas depois perdemos.
A seguir o pai da Bruna disse-nos para irmos para a mesa cantar os parabéns à Bruna e o bolo era de chocolate e de cenoura.
Quando acabei de comer o bolo fui para o computador jogar jogos e depois a minha mãe veio-me buscar e a Bruna deu-me guloseimas.


Bruno Pereira

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Feliz Carnaval!!!!


Espero que se divirtam muito neste Carnaval.

Beijinhos e abracinhos.

Profª Graça

Matematicando


A nossa professora explicou-nos como se fazia o Matematicando.
A professora dividiu-nos em grupos e depois alguém do nosso grupo ia tirar 4 papeis, depois no caderno de apoio ao estudo faziamos as contas para depois passarmos para uma folha.
Quando acabámos de passar para a folha escrevêmos os nossos nomes na parte de trás da folha.
Quando acabámos de escrever entregámos a folha à professora para ela corrigir as contas.

No fim, um grupo por sessão, elabora um problema e propõe à turma a sua resolução.

domingo, fevereiro 22, 2009

Os Continentes

A nossa professora mandou-nos pesquisar sobre os continentes.
Ao nosso grupo saiu a Oceânia e a Antárctida. Nós pesquisámos e no dia seguinte a professora deu-nos uma folha para colar as fotografias e escrever o que tínhamos pesquisado. No fim colocámos os nossos nomes.
O meu grupo era:o Bruno, a Bruna Filipa, o Pedro, o José e o Rogério.



Bruno Pereira.

Entrei no blog!!!!!!!!!!!!!!!!!

Professora entrei no blog.
Já consigo comunicar com todos.
O meu correio electrónico é: Bruno10186@hotmail.com

De Maria


sábado, fevereiro 21, 2009

Os Continentes (por Maria)

A professora Graça mandou-nos pesquisar sobre os cinco continentes, o meu grupo era o Gonçalo, a Raquel e o Jorje e o continente que nos saiu foi a Ásia.
Primeiro seleccionámos a informação mais importante e depois passámos para uma folha a limpo toda a informação. A seguir com toda a informação fizemos um livro.O meu grupo, com pedras fez uma pequena muralha da China só que foi pena porque tivemos de a tirar.
Adoro fazer pesquisas!

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Fábrica de Histórias (Tiago)


A professora Graça fez mais uma actividade. Ela é a "Fábrica de Histórias".
Fomos distribuídos em 4 grupos e o meu grupo era eu,o Francisco,a Filipa e a Sara. A 1ª sessão da fábrica de histórias foi assim:
1. Lemos os ingredientes para construir uma história.
2. Havia 9 envelopes que tinham lá dentro os cartões com as "pistas" para a história.
3. Em grupo começámos a construir a nossa história.
Os cartões que nos saíram foram:"No tempo em que as galinhas tinham dentes..."(como começava a história), o "Marinheiro"(o herói), "quinta" (lugar onde vive o herói), "...descobrir uma princesa..." (missão do herói), "pirata" (inimigo), "castelo encantado" (lugar da missão), "gato manhoso" (ajudante do herói) e "pó de novoeiro" (alguma coisa para atrapalhar o inimigo).
A história do meu grupo foi um grande sucesso.
E foi assim a 1ª sessão desta actividade. Ah! Esqueci-me de dizer uma coisa:- Foi divertida!

Fábrica de histórias

Na nossa turma iniciámos mais uma actividade de incentivo à escrita: a "Fábrica de histórias". Com a ajuda de pequenas "pistas" que retirámos de cartões conseguimos elaborar, em grupo, histórias verdadeiramente fantásticas.
A história escrita pela Maria, pela Raquel, pelo Gonçalo e pelo Jorge recebeu o título de"Cuecadou".
A história escrita pelo Ricardo, pelo João Pedro, pelo Paulo, pelo Fernando e pela Bruna Alexandra recebeu o título de "Dragões, grifos, que é isso?".
A história escrita pelo Pedro, pelo José, pelo Bruno, pelo Rogério e pela Bruna Filipa recebeu o título de "O Herói Salvador".
A história escrita pelo Francisco, pelo Tiago, pela Sara e pela Filipa recebeu o título de "Super Marinheiro". Este grupo fez uma história com duas páginas e o conto até tem capítulos!!!!

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Hoje celebrámos o aniversário da minha cadela e do meu padrinho

Hoje, 15 de Fevereiro, às 17:30 eu e os meus pais fomos ao aniversário do meu padrinho,que se chama Rogério. Eu fui logo pedir ao meu padrinho que me deixasse ir para o seu quarto para eu poder brincar com a minha prima Lara. Ela começou por pegar numa espada de borracha. A minha prima Lara é engraçada porque à espada chama-lhe "chupada". Ao fim de cantar os parabéns fui logo para casa, porque ainda tinha outro aniversário. Ao chegar a casa dei um osso de borracha à minha cadela Kokita, depois cantámos-lhe os parabéns e só ao fim disso é que comecei a escrever esta mensagem. O meu padrinho faz 34 anos e a minha cadela 5 (35 anos em vida de cão).


Kokita

Por Gonçalo

domingo, fevereiro 15, 2009

VISITA AO OCEANÁRIO DE LISBOA (por Raquel)

VISITA AO OCEANÁRIO DE LISBOA


Eu, os meus pais e os meus irmãos, a caminho do Oceanário passámos por vários vulcões artificiais de água. Eram bonitos quando ocorria a erupção.
O Oceanário está rodeado de água.
E qual não foi a minha surpresa ao encontrar uma personagem bem nossa conhecida: o Luzinhas o nosso amiguinho!
Já no interior do Oceanário começámos a visita pelo oceano Atlântico, vimos cardumes de vários peixes e raias ou seja as rainhas do oceanário. Eram grandes e majestosas, mas com ar de convencidas.
Os tubarões não eram muito grandes e tinham um ar bondoso, alguns até estavam quietinhos e pareciam de borracha.
Continuando a visita, entrámos no oceano Antárctico e aí vimos os pinguins. Que bonitos! Alguns estavam em cima das rochas e outros na água, talvez à procura de peixe para os filhotes?
Esta parte era a mais fria do Oceanário.
Num cartaz encontrava-se escrito: “Das 17 espécies de pinguins existentes, 10 encontram-se em risco.”
Lá também se podiam ler as 10 acções que podem salvar os pinguins:
Se vissem os corais são indescritíveis!!!!!
A floresta tropical é húmida, passeei no seu interior e vi muitos pássaros e plantas com orvalho.
Bem, durante toda a visita ouviam-se sons do mar.
No Oceano Índico os peixes eram pequenos mas muito bonitos! As cores eram alegres e variadas. Não existiam cores neutras, foram todas para os outros oceanos.
Não encontrámos golfinhos nem baleias. Mas as baleias devem ser muito grandes para estarem num oceanário e também devem comer muito!
Áh! Não me posso esquecer das lontras a dormir de costas, à superfície da água. Que fofinhas!
Também vimos, as estrelas-do-mar que se assemelhavam aos dedos das nossas mãos e um enorme polvo que parecia querer abraçar o aquário.
O tempo acabou e tivemos de ir para o Museu do Oriente.
O peixe mais estranho que vimos foi o peixe-lua que tem a forma de uma rocha.
Na saída não podemos evitar a loja das recordações, não é? A minha mãe comprou-me um pinguim de peluche e um urso para o meu irmão mais novo.

No Museu do Oriente vimos muitas máscaras e Deuses do Oriente.
Mas sobre ele vou falar para a próxima vez.

Raquel Marinho

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Olá pessoal tudo bem? Desculpem-me estes dias ter não ter vindo aqui ao blogue. O texto da Raquel esta óptimo, dou-te uns grandes parabéns Raquel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ASSINADO POR:BRUNA ALEXANDRA

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Actividade do P.N.E.P (FILIPA)

No dia 6 de Fevereiro de 2009, no âmbito do P.N.E.P lemos um texto que se chamava "Um lobo culto ", sobre o qual chegámos à conclusão ser um conto. Depois de lermos e debatermos sobre a história, foi-nos proposta a seguinte actividade: dividirmos a história em capítulos e darmos um nome a cada um deles consoante o que se falava nesse capítulo. Depois dos capítulos divididos recortá-los e colá-los numa folha. Depois fizemos as ilustrações sobre cada um. No fim juntámos as folhas .
Resultado:4 livros.

domingo, fevereiro 08, 2009

Arrumações (Raquel)


A tarde das arrumações no trabalho da minha mãe estava a decorrer!
Era uma barulheira infernal; aspira daqui, aspira de acolá, fala-se de todo o lado…mas o melhor era estar a ouvir musica e a escrever esta composição na mesa da minha mãe.
Eu estava sempre a mudar de estação da rádio, pois fartava-me rápido das músicas.
O meu irmão chegou, mexeu em tudo quanto havia até que:
_ Vamos embora! Era a voz da minha mãe a chamar-nos.

Raquel

RECEBI A MENSAGEM DO MAGA! (Raquel)

Fiquei muito contente quando me disseram que a mensagem do "Magalhães" tinha chegado. Eu e o meu pai fomos logo pagá-lo ao multibanco.

Um dia de neve (Raquel)

No dia 9 de Janeiro nevou na nossa escola.
Quando começou a nevar não se notava, mas depois começou a ver-se a neve a cair.
Primeiro, as três turmas do andar de baixo, saíram a gritar para ver a neve de mais perto.
Era bonito! Entrávamos e saíamos para não ficarmos constipados.
Toda a gente gritava, foi um momento de euforia. O chão começou a ficar branco, branquinho era um tapetinho.
Ao meio-dia já não nevava.
Foi um sonho tornado realidade.
NEVOU EM BRAGA!

sábado, fevereiro 07, 2009

Os nossos trabalhos do PNEP



Na passada sexta-feira tivemos mais uma actividade inserida no PNEP. Esta actividade baseou-se na história escrita por Becky Bloom (2000), "Um Lobo Culto".



Após termos lido e interpretado a história foi-nos proposto preencher um esquema com as seguintes perguntas:
  • Que personagens entravam na história?
  • Qual o problema conflito ou complicação?
  • Qual o objectivo central?
  • Que contextos (espacial e temporal)?
  • Que acontecimentos ou episódios são importantes para o desenvolvimento da história?
  • Que solução?
Depois organizámo-nos em grupos e fizemos a seguinte actividade:

  • Dividimos o texto em três partes, de modo a ser possível lê-lo como se estivesse organizado em capítulos.
  • Depois demos um título a cada secção/capítulo da história e procedemos à sua ilustração.
  • Por último, elaborámos um pequeno livro com com a história organizada.
  • Na capa, como fomos nós os ilustradores, colocámos os nossos nomes.

Bibliografia consultada: Becky Bloom, Um Lobo Culto, 2ª edição, Porto, Âmbar, 2000.

Em baixo podem ver os nossos trabalhos:



BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

A visita à Escola Secundária Carlos Amarante

A visita à Escola Secundária Carlos Amarante

No dia 22 de Janeiro as turmas do 4º ano da Escola de S.Victor foram visitar a Escola Secundária Carlos Amarante, porque se comemorava o Dia desta Escola.
Conhecemos uma menina que chamava Carla, que foi a nossa guia. Primeiro fomos à sala de Geologia onde vimos: fósseis, lava vulcânica e até fizemos moldes de fósseis com conchas, búzios, …e barro.
Depois fomos à estufa que tinha uma grande variedade de plantas. Quando saímos a professora responsável ofereceu-nos uma planta para nós cuidarmos.
No fim fomos à sala de física onde tinha variadas experiências, tal como produzir electricidade.
Todos nós adorámos a visita à Escola Secundária Carlos Amarante.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Matematicando


No dia 5 de Fevereiro fizemos a actividade "Matematicando". Primeiro juntámo-nos em grupos de quatro, depois a professora Graça deu-nos folhas com problemas de matemática para recortarmos um a um, depois juntámos os problemas com os dos outros grupos e misturámo-los. A seguir cada grupo tirou quatro problemas e começámos a "matematicar". Depois tínhamos de propôr aos outros grupos um problema que tinha saído.
O "Matematicando" é muito fixe!!!!!